O Excel é um dos softwares mais utilizados no ambiente corporativo, isso ninguém discorda. Por mais que existam sistema poderosos dentro da instituição, em algum momento o Excel será utilizado. Sabendo disso, qual o nível de conhecimento é exigido para quem alguém possa falar “eu sei utilizar o Excel”?
O Excel, assim como outros programas do Office como PowerPoint e Word é um dos aplicativos com maior versatilidade existentes. Isso significa que sua utilidade não é voltada apenas para um ramo específico ou para atividades exclusivas. Ele pode ser utilizado por diversos setores, como comércio, engenharia, estatística, 3º setor, restaurantes e até mesmo pequenos empreendimentos que nunca se imaginou utilizar a ferramenta, como lojas online, consultórios entre outros.
Além de criar soluções automatizadas, que com um clique já realizam rotinas complexas, como buscar informações direto numa base de dados e compilar todos os valores, ele é útil para tarefas simples, como montar uma tabela de gastos pessoal, planejar o cronograma de algum projeto, cadastrar clientes de maneira organizada e organizar a lista de pagamentos e férias de uma empresa.
Enfim, o que é exigido pelas empresas diante de todas essas possibilidades?
Isso vai depender da função que você pretende ocupar. Num cargo estratégico, como analista, serão cobrados conhecimentos em funções específicas e criação de indicadores. Já em cargos iniciantes, como auxiliar, irão pedir para o funcionário criar planilhas e tabelas bem-organizadas.
O legal é que não você não precisa aprender e focar todo o seu esforço em apenas uma área ou usar apenas algum exemplo muito específico. O mesmo recurso pode e vai ser utilizado nas mais diversas áreas, como, por exemplo, o controle financeiro pode ser usado tanto numa pequena loja como numa imensa fazenda do ramo agro. Sabendo disso, o que é exigido pelas empresas é o conhecimento BASE no Excel, pois todo o conhecimento específico será aprendido com a dinâmica e exemplos da empresa.
Então qual é esse conhecimento BASE?
O conhecimento BASE é aquele que vai te dar noção e caminho para você trabalhar corretamente com os dados, independente de quais tipo e origens sejam eles. Como formatar corretamente uma tabela, realizar fórmulas e funções, gerar gráficos, entre outros.
Espera-se de um bom usuário do Excel que ele saiba realizar fórmulas que calculem o total a se pagar, ao invés de realizar esses cálculos na calculadora e depois lançar numa planilha. Ele precisa também saber como os dados se comportam numa planilha para poder buscar informações em outras planilhas ou arquivos, ou saiba o que selecionar para gerar gráficos legíveis. Conhecer atalhos fará com que esse funcionário otimize (e muito) o tempo despendido na ferramenta.
Aqui estão alguns conteúdos que a pessoa que entende Excel deve saber.
- Formatar os dados.
- Realizar cálculos: Soma, subtração, Multiplicação, Divisão.
- Realizar funções simples como Soma, Média, Máximo e Mínimo.
- Configurar a exibição dos números, valores, data e hora.
- Inserir e editar gráficos.
- Realizar Formatações Condicionais.
- Filtrar e Classificar os dados da planilha.
- Buscar informações em outras planilhas e arquivos.
- Configurar um arquivo para impressão.
- Validar os dados para que o usuário apenas insira os valores previamente definidos.
- Corrigir erros do Excel.
- Realizar cálculos com datas e horas.
- E atalhos, muitos atalhos!
Muita coisa? No início parece que sim, mas depois de algum tempo praticando – lembre-se: conhecimento e estudo são itens constantes na vida – isso tudo fica muito mais claro.
Depois de se familiarizar com todos esses conteúdos, você pode sem problema algum adicionar em seu currículo uma Formação Especializada em Excel. Assim você garante e mostra aos recrutadores que além de conhecer os recursos soltos e adquiridos ao longo do tempo e carreira, você possui embasamento técnico e sabe lidar com as planilhas, arquivos e qualquer outro recurso do Excel de maneira fluida e sólida. Melhor de tudo: dá para aprender em cursos e aplicar em qualquer área de conhecimento!!
A dica que eu sempre dou para as pessoas é: Aprenda Excel e treine o máximo que puder. É igual aprender outra língua, se não treinar você acaba esquecendo e precisa relembrar. E por mais que falem que o Excel é complicado, um bicho de sete cabeças, na verdade ele é mais simples do que muitos imaginam. Entendendo a lógica de como ele funciona, tudo acaba ficando mais claro e você conseguirá controlar, gerenciar, criar indicadores e trabalhar melhor nas suas planilhas.
Conte com a Alt M para aprender cada vez mais. E caso surja alguma dúvida, acesse nossas redes sociais para ficar de olho nas dicas constantes que temos lá. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, pois semanalmente temos vídeos explicando diversos recursos do Excel super úteis no seu dia a dia.