A maior limitação do PROCV e do PROCH é que os valores devem obrigatoriamente estar na primeira coluna ou linha da tabela e o resulta precisa estar à direita ou abaixo dessa busca. Para corrigir essa limitação usava-se o combo das funções ÍNDICE + CORRESP, porém hoje existe a função PROCX que resolve isso tudo de maneira fácil e prática, além de implementar novos recursos à função. Detalhe: a busca pode ser em colunas ou em linhas, logo a função que será explicada agora também substitui, caso necessário, a função PROCH!
Obs: essa função só está disponível na versão do Office 365.
Sintaxe:
=PROCX(Pesquisa_Valor;Pesquisa_Matriz;Matriz_Retorno;[Se_Não_Encontrada];[Modo_Correspondência];[Modo_Pesquisa])
- Pesquisa_Valor – O valor a ser pesquisado, igual ao Valor_Procurado no PROCV
- Pesquisa_Matriz – A matriz ou intervalo que contém a informação do Pesquisa_Valor, podendo ser um intervalo (ex. B1:B35) ou uma coluna inteira. (ex. B:B)
- Matriz_Retorno – A matriz ou intervalo que contém a informação a retornar do Pesquisa_Valor, podendo ser um intervalo (ex. A1:A35) ou uma coluna inteira. (ex. A:A)
- Se_Não_Encontrada – Quando uma coincidência válida não for encontrada, retorna o texto que você fornece. Um Seerro dentro da função
- Modo_Correspondência
- 0 – Correspondência exata. Se nada for encontrado, retornará #N/A.
- -1 – Correspondência aproximada. Se nenhum for encontrado, retorna o próximo item menor. Igual ao padrão de busca aproximada do PROCV.
- 1 – Correspondência aproximada. Se nenhum for encontrado, retorna o próximo item maior. Esse é um dos recursos novos nessa função.
- 2 – Uma correspondência de curingas, em que *,? e ~ têm um significado especial.
- Modo_Pesquisa
- 1 – Executar uma pesquisa começando do primeiro item. Esse é o padrão, igual ao PROCV
- -1 – Executar uma pesquisa reversa começando do último item. Mais uma nova possibilidade de busca
- 2 – Executar uma pesquisa binária que dependa da classificação da matriz_procurada em ordem crescente. Caso contrário, resultados inválidos serão retornados.
- -2 – Executar uma pesquisa binária que dependa da classificação da matriz_procurada em ordem decrescente. Caso contrário, resultados inválidos serão retornados.
Em 90% dos casos serão utilizados os primeiros três argumentos, primeiro por serem obrigatórios, segundo por se tratar os itens necessários para a busca correta da informação na tabela.
Vamos ao nosso exemplo:
Dessa vez, queremos realizar a busca a partir do Valor e retornar as outras informações. Repare que o valor está na última coluna da tabela, obrigando-nos a utilizar o PROCX. Veja como ficará a função:
Repare que agora não é necessário selecionar a tabela inteira, nem contar as colunas ou usar a função COL para saber qual o Núm_Índice_Coluna. O próprio PROCX faz isso, auxiliando e muito o nosso uso no Excel!
O resultado será Ruy Matsumoto, pois é a referência da mesma posição que está o valor R$ 15.100,00.
Atenção: Se você selecionou um intervalo no argumento Pesquisa_Matriz, é necessário que você também selecione um intervalo no argumento Matriz_Retorno. Já se selecionou uma coluna em um, selecione uma coluna no outro.
Para aprender mais sobre essa função, assista o nosso vídeo explicando detalhadamente os outros argumentos.
E para baixar o arquivo do exemplo de hoje, clique no link abaixo.